Fale conosco (67)3382-0546 ou (67)3382-0542
Atendimento de segunda à sexta das 08h às 18h

Orelhas em abano

Publicado em 24/08/2016



CIRURGIA PLÁSTICA PEDIÁTRICA - A Otoplastia Estética Bilateral 


A incrível correção morfológica que gera enormes dividendos na auto-imagem e auto-estima pessoal. 

 

A cirurgia plástica nos delicados pacientes pediátricos em período de franco desenvolvimento psicomotor e emocional, encontra sua maior expressão em Cirurgias Plásticas Reparadoras de proeminentes defeitos craniofaciais, em especial os Lábios Leporinos e a Goela de Lobo (Fendas Labio-palatinas). Entretanto a deformidade de caráter estético e psicossocial mais requisitada nos ultimos tempos é uma configuração pouco sociável do Pavilhão da Orelha, conhecida como "Orelhas em Abano", e que se constitui no grande terror dos homens.       

As populares Orelhas em Abano (Orelhas Protrusas) são freqüentes deformidades que afetam crianças de ambos os sexos pois tem sua origem no período embrionário-fetal com forte influência hereditário familiar. Portanto, é defeito que nasce com a criança independentemente de qualquer posição viciosa da cabeça ou erro no cuidado materno do bebê, como também não existe meio caseiro que faça sua converção para a normalidade. 

A cirurgia plástica que estuda e trata deste importante segmento craniofacial chama-se OTOPLASTIA ESTÉTICA, que de estética só tem sua relevância psicológica, pois se trata de importante ato operatório reconstrutivo em base anatômica alterada. Após mais de cem anos de sua fundação por Luckett, um genial cirurgião novaiorquino, a moderna Otoplastia teve nos últimos 15 anos um salto de qualidade nos resultados de fazer inveja a esses primeiros cirurgiões plásticos, operadores do que eles chamavam de PROMINAURIS - isto é, Aurícula Proeminente.   

Sendo o tratamento corretivo unicamente cirúrgico, por pequena incisão nas costas da orelha, a simplicidade, facilidade e rapidez de execução (pois leva apenas 30 minutos para cada lado) justificam a grande procura, especialmente de rapazes, jovens acima dos 14 anos em querer corrigir suas tortuosas Orelhas Protrusas. Especialmente hoje em dia, em que o estilo de cabelo masculino impõe uma urgência urgentíssima na busca da mais simples e rápida solução cosmética facial. O ideal é operar o quanto antes de modo a evitar a mínima sobrecarga psico-emocional para aqueles mais sensíveis e tímidos, especialmente do sexo masculino. É tão impressionante essa boa vaidade, que já atendemos no consultório pacientes "já operados" que, por indicação e execução do próprio cabeleireiro, aplicaram cola tipo "superbond" a fim de emparelharem suas frondosas orelhas junto a cabeça e assim poderem curtir sua balada de sábado a noite. As mulheres também se beneficiam dessa mesma técnica, pois muitas querem atender aos impulsos da moda do ultimo penteado ou gostam de usa-los presos pelo clima. Mas seja como for, o incomodo é muito grande mesmo para quem tem belos e longos cabelos a esconder esse desgostoso segredo. E depois, a vida hoje é mais livre e todos aspiram sua liberdade de corpo e alma, sem o imposto de disfarces, cabelos ou uso de chapéus.  

Hoje essa técnica está tão bem desenvolvida, com um aperfeiçoamento no estado da arte dentro da cirurgia plástica brasileira, que torna os resultados muito animadores tanto para os pacientes como para seus familiares, que esperam vê-los felizes e com a auto-estima renovada. E por se tratar de procedimento que se pode realizar a nível ambulatorial, usando da anestesia local igual a dentária e que se associa uma sedação venosa ou oral, o paciente suporta confortavelmente esses sessenta minutos da sala de cirurgia. Depois é necessário um período de recuperação por volta de umas três horas em posição semi-sentada, quando terá alta tomando o caminho de casa, e o repouso por mais 48 horas. Quando após as primeiras 48Hs comparece no consultório para o primeiro e último curativo, que se resume na retirada de toda a bandagem, e aplicação de uma fita microposa por detrás de ambas orelhas para cobrir os pontos (que são internos) sendo liberado para tomar banho de corpo inteiro.   

A cirurgia plástica é como sempre indolor, e esta cirurgia tem o período de sensibilidade maior no primeiro dia, suprido com uso da medicação prescrita. A partir do segundo dia (48 Hs) não há mais desconforto e uma faixa do tipo Headband de tenista lhe é prescrita para o uso noturno como proteção. Sendo os pontos de sutura especialmente absorvível não há retirada de pontos. Todos os pacientes saem muito contentes com um resultado bem natural das suas novas orelhas, a ponto de recomendarem para os amigos esse procedimento que é simples e encorajador, pela rapidez com que se sana um problema que antes parecia de difícil solução. 

De cuidados pré-operatórios necessários só uma avaliação da normalidade sangüínea e do risco cirúrgico. Das recomendações pós-operatórias: o estrito resguardo da área operada e não aproximar do calor (cozinha, churrasqueira, sol de piscina) de aglomeração de pessoas e evitar o contato físico traumático bem como qualquer manipulação indevida do local operado. Recomenda-se não fazer academia ou esforço físico maior e/ou andar de Moto, Bicicleta, Skate ou Surff nos primeiros 21 dias.                   


O Bulling dos Orelhudos: Cuidado !











Categorias



© 2024 - Corpusclínica